sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Apoio Social e Politico para Revalidação


Um ato importante de acúmulo de força motivado pela falta de médicos nos municípios do Acre fez com que doze secretarios municipais de saúde do Acre, o presidente da Assembléia Legislativa Edvaldo Magalhaes, os deputados federais Nilson Mourão e Perpetua Almeida, o médico e vice prefeito da capital do Acre Eduardo Farias, centenas de pais e médicos, se reunissem para tirar um encominhamento com objetivo a resolver a problematica no Estado. Os passos se baseiam numa proposta de revalidação através da Universidade Federal do Acre apoiada pelo governo do Acre. um caledário de ações foi formado para ir dando passos práticos.

Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Zwv-auEDatM

Reunião com UFAC


As negociações  melhoram com a UFAC, a criação de um processo proprio de revalidação é uma real possibilidade.
 
No centro Reitora Olinda. Lado esquerdo. Dep. Federal Nilson Mourão, Vice-reitor Pascoal, e Renildo(Pró Reitor de Graduação). Lado Direto: Dep. Federal perpetua Almeida, Médico Janilson Lopes.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Reunião com Governador do Acre


Da esquerda pra direita.  Lêda(Secretaria do deputado Nilson Mourão) Janilson Lopes(Médico formado em Cuba) Dep.  Federal Nilson Mourão(PT-AC) Binho Marques(Gonvernador do Acre) Dep. Federal Perpetua Almeida(PC do B -AC) Sergio Roberto(Sub-Secretário Estadual de Saúde)


Conversas realizadas no dia de hoje com a UFAC e Governo do Estado trazem boas expectativas  para médicos formados no exterior. A falta de médicos nos municipios e o compromisso social devem prevalecer.

Plenaria em Defesa da Saúde


Mais médicos é mais cidadania 
 

Nesta sexta-feira, estará em debate na Assembleia Legislativa a problematica da falta de médicos nos municipios do Acre. Já está confirmada a participação de dez secretarios municipais de saúde, vários médicos, deputados federais, estaduais, prefeitos e outras autoridades.

Data: 13/11/09
Local: Auditório da assembleia Legislativa
Hora: 15:00 horas

Dos 5.565 municípios brasileiros, aproximadamente 600 não tem um médico e 3.000 funciona com um número extraordinariamente baixo. Dos 191,5 milhões de habitantes brasileiros, cerca de 30 milhões nunca viram um médico e outros 150 milhões enfrentam os problemas das filas intermináveis. O Acre é um dos Estados com menor numero de médicos do País.

domingo, 8 de novembro de 2009

Cuba nos fez médicos e nosso país nos recusa.

Escola Latino Americana de Medicina –Cuba
Realizando Sonhos






 Difundindo humanismo e abrindo as portas da solidariedade






Reconhecida pela OMS
Alunos de três continentes (America, Ásia, África) e vinte e quatro países.

 
         Mil brasileiros formados pela solidariedade cubana


Meio ao paraíso caribenho                                                         












Dez mil médicos para o mundo.

Como Chegar lá?
Todo ano o governo cubano disponibiliza 100 bolsas para o Brasil através de entidades e partidos políticos ( de direita e esquerda). Cada um usa seu critério para indicar, mas existe uma exigência, que tenha baixa renda e priorizar as regiões com baixa taxa de médicos. Depois da indicação, você faz uma prova na embaixada de Cuba no Brasil, se passar vai pra cuba e passa seis meses fazendo o pré-médico, se passar, parabéns, venceu a primeira etapa. Se não arrume as malas de volta. A seleção acontece em fevereiro, a ida pra cuba é em maio, podendo variar. Busque mais informações na embaixada.

Embaixada da República de Cuba - Brasília - DF

Expediente: de segunda a sexta-feira - 8:30 - 13:00hs / 14:00 – 17:00hs

Saúde da mulher.

Você está com corrimento?

Estas três entidades nosologicas são as mais fequentes infecções ginicológicas no meio feminino e de facil tratamento. Por isso não demore pedir ajuda médica.

Candidíase ou monilíase vaginal
É um dos mais irritantes corrimentos. Provoca corrimento espesso tipo nata de leite e geralmente é acompanhado de coceira ou irritação intensa. Candida ou Monília é um fungo e a candidíase é, portanto, uma micose.
A candida aparece quando a resistência do organismo cai ou quando a resistência vaginal está diminuída.
Trichomonas vaginalis
Trata-se de um corrimento adquirido de forma sexual através de relações ou de contatos íntimos com secreção de uma pessoa contaminada. Portanto tricomoníase é considerada uma doença sexualmente transmissível.
O diagnostico é clínico e através de exames microscópicos realizados no próprio consultório médico, exames de laboratório ou pelo papanicolaou.
Vaginose Bacteriana - Gardnerella vaginalis

É provocado por uma bactéria Gardnerella vaginalis ou por outras bactérias. Causa um odor desagradável principalmente durante a menstruação e nas relações sexuais.
Não é considerada uma doença sexualmente transmissível.
Mas o Centers for Disease Control and Prevention nos EUA define que esta doença pode estar relacionada com: Novo parceiro sexual, múltiplos parceiros sexuais. Segundo o CDC a maneira de evitar esta doença seria: Não ter relações sexuais ou contato sexual, limitar o número de parceiros sexuais próprios, não fazer duchas vaginais sem recomendação médica, e fazer o tratamento completo recomendado pelo médico.

A vida é assim...

Um dia a gente desce, outro a gente sobe. 











E seguir em frente é nosso papel. VIVA O VASCÃO