domingo, 22 de novembro de 2009

Jornada Nacional de Médicos. Missão Cumprida.

"As vezes não notamos a força que temos"


Atividades Realizadas:

Dia 17:

Manhã- Participamos do encontro da Bancada federal do Acre na qual participaram  Senadores, deputados e prefeitos do Acre.


Tarde:
1-Reunião com o Sub-procurador  Geral da República Dr. Eugênio José Guilherme de Aragão na qual informamos as divergências  entre as duas portarias interministeriais que regulam o Projeto Piloto: a primeira de número 444 e a segunda de número 865 de Setembro de 2009 que revogou a primeira.  Ele analisou juridicamente a situação da Revalidação e do Projeto Piloto mostrou que a lei não tem sido cumprida e que o Projeto Piloto apresenta problemas em sua concepção e execução.

2- Reunião com o assessor especial do ministro da educação João Bassó.



3-Votação no senado do Projeto que estabelece o prazo de 06 meses para que a universidade complete o processo de revalidação de diplomas de graduação e pós- graduação de profissionais que estudaram no exterior e no caso de não aprovado a universidade deve justificar através de documento sua decisão.  O senado estava bastante cheio, outros projetos estavam em votação e não conseguimos entrar na galeria para acompanhar a votação. 

Noite:
Reunião na casa de Retiro onde foram dadas as boas vindas a todos os participantes: médicos graduados em diferentes anos, pais e apoiadores, representantes de entidades que estão conosco na luta pela revalidação e aspirantes à bolsa em Cuba que vieram participar nesta atividade.





Dia 18
Manhã
Nos concentramos em frente à Catedral de Brasília e de lá fomos em ônibus até o CCBB.


1- No CCBB

Ao chegar ao local começamos a conversar com os políticos que entravam para reunião e pedimos apóio à nossa luta aos senadores Aloísio Mercadante e Ideli Salvati e ao líder do PT na Câmara o deputado Henrique Fontana.



Os seguranças nos levaram para a entrada do CCBB onde o grupo ficou aguardando a chegada do Presidente Lula com faixas, com uma ambulância que veio para nos apoiar, dois colegas caracterizados de médico e paciente enfaixado e todos de guarda pó.



Após algumas conversas conseguimos que uma comissão fosse recebida pelo chefe de gabinete do assessor do Presidente Lula, Diogo Santana.
Foram para a reunião: Jenilson, Odarlone, Renato, Eliza, Afonso e Sidnei. Na reunião apresentamos uma carta na qual explicamos nossas reivindicações discutidas na noite anterior.

Chegada do Presidente Lula



 Chegando ao CCBB o Presidente encontrou na entrada privativa o grupo de médicos, vestidos de jaleco com faixas, uma ambulância. Ele desceu do carro presidencial quebrando o protocolo de segurança e vai ao encontro do grupo. Perguntou o que estava acontecendo e lhe respondemos que o GT não deu passos práticos para revalidação de diplomas e ele interroga: “Esse problema ainda não foi resolvido?”. Concluiu dizendo que iria cuidar dessa questão com carinho. Depois tirou fotos com os presentes e até auscultou o coração de alguns deles. A imprensa oficial estava ali e esse tema nunca foi tão divulgado na mídia.

Tarde:
1-    Reunião no INEP. Insitituo Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, com o presidente do mesmo Reynaldo Fernandes. O INEP é o responsável pela execução da prova.

O presidente do INEP esclareceu-nos que o processo de preparação do edital foi paralisado em setembro por causa da possibilidade do Decreto Legislativo que desejava cancelar O Projeto Piloto. Depois da segunda portaria foi reiniciado e que está previsto para janeiro de 2010 a publicação do edital para a licitação da empresa que prestará o serviço de preparação e aplicação da prova e que também em janeiro de 2010 será lançado o edital para a prova. A realização da mesma deverá ser entre 30-90 dias após a publicação do edital. Esclareceu que a prova prática deverá ocorrer entre 15 a 20 dias após a prova teórica e que na prova prática haverá 10 estações nas quais o médico deverá realizar diferentes atividades. (LER NA MATRIZ CURRCULAR A PARTE SOBRE PROVA PRÁTICA).

2-    Reunião com os prefeitos do Acre.



3-    Reunião com a Senadora Marina Silva.


A reunião aconteceu no gabinete da senadora. Como éramos um grupo grande não havia espaço dentro do gabinete e realizamos a conversa no corredor. Explicamos nossas dificuldades com o processo de revalidação e a proposta do TAC no Acre.  A senadora mencionou o projeto no qual a universidade deverá pronunciar-se em 06 meses sobre o pedido de revalidação de diplomas. E afirmou que seu gabinete apóia a luta pela revalidação e que apoiará a luta pelo TAC no Acre.

Dia 19:

Manhã:
1-    Plenária inicial sobre a constituição da associação.



2-    Reunião no Ministério da Saúde com o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, Ana Estela Haddad- coordenadora da Subcomissão de revalidação de Diplomas e Francisco Campos- Assessor direto do ministro da saúde. Nos acompanharam os deputados federais: André Vargas do PT-PR e Perpétua Almeida- PC do B- AC.



Conseguimos que todo nosso grupo presente no ministério naquele momento cerca de 30 pessoas pudessem participar da reunião. Ficaram responsáveis de argumentar em nosso nome Janilson e Sidnei.

No inicio da reunião o ministro não havia chegado. Janilson iniciou a reunião fazendo memória do processo de revalidação e dos encaminhamentos assumidos pela subcomissão, assim como a longa caminhada da nossa organização em prol da revalidação.  Os deputados manifestaram-se apoiando a nossa causa e pedindo esclarecimentos sobre a nova portaria, sobre as datas do processo.  Questionamos a falta de comunicação da subcomissão e da falta de clareza no processo.




Tarde:

Assembléia de fundação da AMN “Maíra Faccini”.

A mesa coordenadora da assembléia estava composta por: Eliza- CE, Janilson-AC, Sidnei-MG e Afonso- DF (apoiador).


Escolhemos uma direção executiva provisória representando as regiões que se unirá à Comissão Nacional de Médicos para a formação das associações estaduais e a realização do Congresso de Nacional da Associação no ano de 2010 para aprovação do estatuto e eleição da coordenação.  

Membros da executiva:
Região Norte: Janilson lopes, Lúcia Brun e Francisco Raevan;
Região Nordeste: Josiano macedo, Ana Marta e Anívia Carvalho;
Região Centro-Oeste: Lilian Silva, Fabiane  Miranda e Wesley Caçador;
Região Sudeste: Renato Lemos, Roberto Jaguaribe e Sidnei Rodrigues;
Região Sul: Maruan Hassan e Odarlone Orente.



Finalizamos com um aplauso para todos os participantes da jornada e depois os associados assinaram a lista de presença e a ata de fundação.
       
Informes: No dia 20 de novembro uma comissão foi até a embaixada de Cuba comunicar a fundação da Associação e neste mesmo dia houve uma reunião com o presidente do Conselho Federal de Enfermagem na qual apresentamos nossa associação e falamos da luta pela revalidação. Recebemos do presidente do COFEM o apóio a nossa causa e abrimos espaço para novos diálogos.

Durante nossa passagem pelo congresso, olha em estava precisando de atendimento médico por lá.



A Sabrina.