quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CONHEÇA CUBA


Porque os Cubanos desertam?

            Depois de quase sete anos morando em Cuba, compreender este fato não é difícil. A rede globo simplesmente responderia, é a fuga de uma ditadura. A vida em Cuba, como os próprios cubanos dizem, não é fácil, mas há uma luta incansável pelas bandeiras mais nobres desse mundo. As visões românticas ovacionam e esperam condutas celestes em pobres homens e mulheres que enfrentam a realidade de um país com recursos escassos. Não é mentira que existem leis velhas, com proibições rígidas e infundadas. Não é mentira que muitos cubanos desejam sair para outras partes do mundo, mas a  motivação fundamental aqui é a mesma de milhões de imigrantes de toda parte do mundo, a busca de melhores condições de vida. Sendo a educação gratuita, o governo cubano exige de seus profissionais prestação de serviço a população cubana obrigatória, a grande questão é que não há a estipulação de tempo, assim como os salários também não são motivadores, e como os grevistas lá pela Ilha vermelha não têm êxito, muitos acabam tendo que abandonar seu país, é uma decisão muito difícil para um cubano, significa deixar toda uma vida para trás. Entenda um pouco disso assistindo o filme Habana Blue. www.tu.tv
SAÚDE

Hepatite, a traição silenciosa.

            O numero de acreanos infectados com o vírus da hepatite B e C  é assustador, a enfermidade chega a atingir até 70% por cento de nossa população.  A forma clinica assintomática desta, faz com que o paciente só saiba que tem o vírus se decidir fazer o exame laboratorial. Estas formas de hepatite só se transmitem através de transfusão sanguínea ou contato direto com seus derivados e ainda através de relação sexual. Isso é uma demonstração clara que a educação sexual de nossa população está em baixa. Falta atenção primaria de saúde no Acre.

POLEMICA


A justiça realmente é cega?


            2+2=4. Nem tudo funciona como na matemática no âmbito da justiça, tudo requer provas. Por exemplo, eu mando o leitor se fu..., eu posso ser processado, ser ele provar que o resto do texto é “ der” mas eu posso recorrer dizendo que é “rar”, “gar”, embora que até a justiça  saiba de minhas intenções. Caso similar passa em Tarauacá, o prefeito antes de tornar-se tal, só tinha uma moto velhaaaaaaa, mas agora é um “novo rico” tem carros, fazendas, casas etc. A justiça sabe que ele não chegou a esta condição nesse curto espaço de tempo trabalhando e também não faltam provas de suas estripulias, mas mesmo assim o homem ta lá mais seguro que dente de velho. Parece que o problema não está nos olhos e sim nas pernas.


POLÍTICA

Lula, a sensatez de um líder.


O Brasil nunca esteve tão bem representado e respeitado em toda sua história como na atualidade. Lula, uma inteligência sagaz, um carismático internacional, um estrategista sem igual. Apesar dos bons exemplos vindos da revolução bolivariana na Venezuela, na Bolívia, no Equador, na Nicarágua, soube entender que a conjuntura política e econômica do Brasil era diferente, portanto os passos deveriam ser outros. A decisão de pedir a volta de Zelaya a presidência de Honduras representa a ação mais idônea em toda América contra algo fora de contexto nos nossos momentos, um golpe militar. Se alguém duvida que  Lula terá dificuldade para eleger Dilma, acertou, não será fácil, mas elegerá.

Perpetua uma deputada de todas as Lutas.


 A Luta dos médicos formado no exterior é uma verdadeira odisséia, as forças que se impõe são gigantescas, as nossas apenas justas. Depois de bater em inúmeras portas, ou em inúmeros celulares, cheguei até a Perpetua e disse: “nunca me senti tão só numa batalha”. Ela apenas escutou, e quando me dei conta já havia construído uma verdadeira estrada para resolver este longo problema. Nos próximos tempos o Acre poderá ta recebendo dezenas de médicos para trabalhar para o povo Acreano. Entender que todo problema para quem o sente é grande foi o que fez a Perpetua.

18 ANOS PARA HIDELBRANDO PASCOAL


Após 36 horas de julgamento, o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri entendeu que o ex-deputado federal Hildebrando Pascoal participou do assassinato do mecânico Agilson Firmino - Baiano, decidindo pela sua condenação. O principal acusado no caso que chocou a opinião pública e que ficou conhecido como o Crime da Motoserra, foi sentenciado pelo juiz Leandro Gross a 18 anos de prisão em regime fechado.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DESRESPEITO. Médica é agredida moralmente

Quando o tecnicismo se sobrepõe ao humanismo
                                                                                                           * Daniella Maria de Oliveira Varela
É de conhecimento público a situação de médicos brasileiros e estrangeiros formados em Universidades no exterior que de regresso ao seu país encontram a quase que intransponível barreira de atuar na profissão que escolheram e se dedicaram durante anos, longe da família, amigos e da sua terra natal. Leia mais... http://ogranizado.blogspot.com/

domingo, 20 de setembro de 2009



CONHEÇA CUBA
Cuba, que país é esse?
É impossível não ter curiosidade de conhecer essa pequena Ilha do caribe. É impossível nunca haver ouvido falar de Fidel Castro, Che Guevara, dos melhores médicos do mundo, dos guerreiros do esporte, do maior bloqueio econômico que já existiu na história, do sistema socialista cubano, do belo mar caribenho, das deserções humanas. Mas afinal, que país é esse? Depois de quase sete anos morando em Cuba, nos propomos a transcrever a vivencia diária, o cotidiano, a realidade de um país que segurou até hoje a bandeira que propõe um outro sistema. O preço pago por isso, seu efeito na América - latina e no mundo. Acompanhe nesse quadro em nossas próximas edições, a verdadeira história de Cuba.