sábado, 17 de outubro de 2009

Gripe suína, uma pandemia.


Quase 400 mil infectados com gripe A (H1N1) no mundo
A pandemia da gripe A (H1N1) continua açoitando o mundo, recrudescida por vários fatores, entre eles a demora das vacinas em países como os E.U. e a chegada do inverno no hemisfério norte. Até hoje já faleceram 4,735 pessoas, informa o jornal Granma, e o resultado poderia aumentar nesta segunda ola da doença. O número de infectados beira os 400 mil. 



18 de outubro, dia do médico



Ser médico é um sacerdócio e não um negócio.
Lembro como se fosse hoje do dia 24 de dezembro de 1999, eu estava na UTI como paciente, minha vida parecia ir desaparecendo de cada pedaço de meu corpo, mas meu espírito resistia e queria viver. Uma doença desconhecida queria me levar, mas eu sabia que não era o meu momento, uma multidão de amigos lá fora rezava, torcia e orava por mim. A mão da ciência não me deixou parti, a Dra. Judithy salvou minha vida, ela já nem lembra mais de mim, mas eu lembro dela. Não consigo esquecer que no ano seguinte também no final de dezembro, uma das mais nobres pessoas que já conheci nessa vida brigava por continuar aqui, era meu amigo Maximo. Um grupo de anjos de Branco tentou ajuda-lo de todas as formas, mas ele não resistiu e partiu, nos deixou. No dia 22 de dezembro de 2002 depois de quase um ano lutando pela vida depois de sofrer um acidente, meu irmão Pedro, faleceu, foi um dos momentos de maior indignação de minha vida, pois eu sabia que aquele também não era o momento dele, mas ele não teve a mesma sorte que eu. Houve uma diferença que fez a diferença, eu tive a sorte de ser atendido em um hospital particular e ele o azar de haver estado em um hospital publico. Naquele dia eu queria encontrar um culpado, e geralmente a primeira pessoa que queremos culpar é o médico, mas eu sabia que a culpa transcendia aquele profissional que não salvou meu irmão, e se tratava dos velhos costumes de como a saúde vem sendo tratada no nosso país, um negocio, um mercado, um cínico desrespeito a vida. Aquele foi o dia que eu mais tive vontade de poder  fazer algo para mudar isso, e tive a sorte de logo em poucos dias receber uma bolsa de medicina do presidente de Cuba Fidel Castro.  Hoje sou médico, e sei a quantidade de desafios que tenho pela frente, também sei que vou trabalhar toda minha vida no serviço publico, e vou doar minhas forças para que nenhum filho de pobre morra como conseqüência da ineficiência e do descaso que existe nos locais de atendimento publico de saúde. Parabéns Dra. Judithy, parabéns amigos médicos formados em Cuba até então marginalizados por nosso sistema, parabéns a todos aqueles médicos que pensam na vida e não nos reais que pode render uma consulta.

Exame de próstata. Um preconceito que mata.


O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais freqüente nos homens, e representa a terceira causa de morte por câncer em homens com mais de 50 anos de idade. Portanto, é uma doença grave e que deve ser identificada e tratada logo no início, pois, caso isto não ocorra, pode levar à morte. Cada ano se registra uma média de 750 mil novos casos e 250 mortes no mundo. Se diagnosticado a tempo, 79% desses tumores podem ser curados.
     Quando procurar o Médico?
    Sempre que se complete 40 anos de idade ou quando sintomas como dificuldade para urinar, falta de força no jato da urina, dor durante a micção ou ato sexual e presença de sangue na urina. Nenhum exame de sangue como o (PSA) substitui o exame do toque, além do mais é o exame que pode ser feito em qualquer lugar e com custo muito baixo. 


Quem fala assim, não é gago.

Ufac vai revalidar diploma de médicos formados no exterior nesta semana
O presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães, revelou na reunião com pais de estudantes brasileiros residentes na Bolívia que a Universidade Federal do Acre- Ufac- vai revalidar ainda nessa semana o diploma de médicos acreanos formados no exterior. leia mais em: http://beta2.contilnet.com.br/Conteudo.aspx?ConteudoID=1471

Pressão alta tem cura?


A Hipertensão arterial (HTA) na sua variedade essência, é uma doença crônica, quer dizer, é por resto da vida. O tratamento adequado é a única forma de evitar suas complicações. É como se fosse um motor que bombeia água por mangueiras cada vez mais desgastada pelo tempo e pela força do jato, até arrebentar a parede em algum lugar. Com tratamento precoce essas complicações podem diminuir em 95%. Existem vários elementos que se comportam como fatores de risco para está doença:
1- Antecedente familiar de HTA; 2- Idade superior a 35 anos; 3-Sal; 4- Obesidade; 5- Raça Negra; 6- Sedentarismo; 7- Fumo; 8- Álcool; 9- Diabetes.
Os sintomas de alerta são: 1- Sensação  de mal-estar ; 2-Ansiedade  e agitação; 3- Cefaléia    severa; 4-Tontura; 5- Borramento  da visão; 6-Dor  no peito, 7- Tosse  e falta de ar.
A prevenção ainda é o melhor que medicação. Cuide de sua saúde, pratique exercício físico, elimine os vícios e tenha uma dieta saudável.

A ciência nos fará imortais


Ao longo dos séculos, a morte constitui um dos maiores enigmas para o homem. A finitude nunca foi aceita por nenhum de nossos ancestrais que tinham consciência da mesma. A expectativa de vida nos melhores momentos do Império Romano era de apenas 30 anos.  Por Janilson Lopes (médico) Leia mais em: www.portalmedicosolidario.com/portal


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cada 2 minutos, uma mulher morre de câncer do colo do útero no mundo.


O câncer de colo do útero mata todo ano 270 mil mulheres e outras 500 mil contraem a doença no mundo. É a segunda causa de morte por câncer em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama. A maior parte dos casos são em paises com atraso na atenção primaria de saúde como o Brasil, onde a mulher não recebe informação para prevenir-se e os casos só são diagnosticado tardiamente. A primeira causa associado a esse tipo de câncer, é o HPV, um vírus que se transmite pela relação sexual. Se diagnosticado no inicio da lesão, a cura pode ser de 100% dos casos e o exame é o papa Nicolau. No Brasil no ano que passou morreram em média por esta doença 15 mil mulheres, as perspectivas não são boas para os próximos anos onde se espera um risco estimado de 19 casos a cada 100 mil mulheres. A educação sexual ainda é o melhor remédio.